segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Irritações

Há uma coisa, em particular, que me tira do sério e, por isso, é uma das borradelas mais irritantes que me faz perder todo o interesse e consideração por quem tenho à minha frente, ao meu lado ou, vá lá, debaixo de mim: os viciados em internet.
Não há nada mais corta-tesão do que ter alguém connosco que está constantemente a verificar o telemóvel, seja para ver se tem mensagens, para ver atualizações do Facebook ou, na pior das hipóteses, ir comunicando com outra pessoa.
Se lhes dizemos alguma coisa, manifestando o desagrado pelo comportamente, notamos, de imediato, um nervosismo no rosto, como quem está a ressacar; torna-se inquieta e pouco focada, quase com vontade de abdicar de nós para correr para um qualquer telemóvel, tablet ou PC.
As mais discretas, aproveitam alguns "momentos mortos", para o fazer, como quando falamos com o empregado do restaurante, acendemos um cigarro, enfim, quando julgam que isso não afeta o encontro; mas há aquelas que o fazem in your face suponho que sejam as que atingem um nível mais grave de adição. E até nos intervalos de uma queca, não é surpresa se se esgueirarem para a mesinha de cabeceira para carregar no botão que lhes mostra os updates ou acordares a meio da noite e notares uma luz que se escapa dos lençóis vinda daquele objeto.
Se isto for transferido para alguém com quem temos uma relação, para além de um simples encontro casual ou engate inesperado, as coisas tornam-se ainda mais graves e, por muito que goste da pessoa, este vício torna-se insuportável e lá vou eu para novas paragens. Honestamente, prefiro alguém com um tique ou um defeito de fabrico.
A adição à internet é um tema muito discutido e quase tudo foi dito sobre ele mas, na verdade, será a pior pintura borrada dos tempos modernos e acredito que elas são bem piores do que eles no que toca a ficarem "agarradas".

2 comentários:

  1. Horrível... aqui há tempos partilhei o quarto com uma colega e toda a noite ela fez gostos no Facebook, e actualizações, e conversou no chat...com a cabeça enfiada no telemóvel. Só me apetecia atirar-lhe com ele à cabeça. Pelo amor da santa... não há pachorra.

    ResponderEliminar